Ópera Connosco, Marvila!

O projeto Ópera Connosco tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República

Este projeto pretende fomentar a integração social de jovens de bairros prioritários de Marvila, Lisboa, envolvendo-os na criação e dinamização de ações culturais. Criando um elo artístico complementar à formação escolar e usando a pluralidade da ópera como veículo para exploração e domínio de diferentes áreas criativas e técnicas, pretende-se que os seus efeitos sejam de caráter vinculativo e fomentem uma exploração identitária individual e de grupo.

Espera-se dotar os jovens de competências seguras e de um conhecimento considerável do que são as diferentes áreas artísticas, do que significa trabalhar e projetar-se nas mesmas, de forma a que estas possam ser consideradas como uma opção conscientemente válida na hora de fazer escolhas académicas ou profissionais.

O rosto global do projeto materializou-se numa reflexão em forma de produto artístico oferecido à comunidade e que é simultaneamente fruto do trabalho e dinamismo dos seus próprios jovens.

Ópera Connosco, Marvila! foi desenhado por se acreditar na importância da prática participativa, no fazer em conjunto e com o que se tem em mãos. Uma porta aberta para realidades distintas que se encontram (ainda) demasiadamente afastadas de tantos.

Privilegiando a ação sob a palavra, o projeto deu a conhecer as mais diversas artes, ajudando a navegar na incerteza e desejo de quem aqui chegou hesitante ou curioso. Um projeto que, por força da pandemia, viajou a distintas velocidades mas nunca deixou de acolher quem aparecesse no caminho.

No final, pela forma como vincadamente se deram e expuseram ao projeto e à diferença, foram eles que nos conquistaram e nos garantiram que este pode ser um caminho.

Em junho de 2021, sete jovens do projeto “Ópera Connosco, Marvila!” subiram ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Marvila para protagonizar, ao lado de músicos e cantores profissionais, a ópera “O Elixir do Amor”, de Gaetano Donizetti.