“O Elixir do Amor” é uma história de inocência. A inocência do amor, das brincadeiras, dos sonhos, da confiança. Na clássica ópera cómica de Gaetano Donizetti, há o jovem casal amoroso e os desencontros que adiam a experiência da paixão. Há a fanfarronice de quem aproveita tudo como um parque de diversões. Há quem caminhe conforme o vento das boas novas.
No espetáculo aqui trazido a palco há um pouco de tudo isso em cada protagonista. Nos cantores, nos músicos, e ainda mais nas sete jovens do projeto Ópera Connosco, Marvila!, que integram o coro, assumido pela leiriense Academia Coral Mezzo, e que aqui chegaram depois de um trabalho muito intenso de inclusão no mundo artístico.
Foi pelas mãos delas e de mãos dadas com elas que nasceu este “O Elixir do Amor”, cosido a partir de um projeto social com jovens de zonas carenciadas de arte em Marvila, Lisboa.
Não é o resultado de uma poção mágica que aqui se apresenta. Mas este é um lugar de magia. Em ambas as histórias, sabemos, há um final feliz.
Direção Musical – Joana David
Encenação – Sofia Ângelo
Adina – Beatriz Sousa / Meechot Marrero
Nemorino – Paulo Lapa
Belcore – Tiago Matos
Dulcamara – Christian Luján / Luís Rodrigues
Gianetta – Márcia Massicame
Coro da Ópera Connosco, Marvila!
Coro Juvenil da Academia Coral Mezzo
Ensemble Plateia Protagonista